Mude Como se Sente, Mudando o Modo Como Você Pensa
Veja no que a Terapia Cognitiva pode te ajudar
Amanda Dias de Souza | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mude Como se Sente, Mudando o Modo Como Você Pensa
Veja no que a Terapia Cognitiva pode te ajudar
Amanda Dias de Souza | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Saúde - Colunista Sabrina Naldos
Foto: Luciano Momesso
Sindrome de Pânico
Nessa edição discutiremos sobre o Transtorno de Pânico (TP) e as contribuições da Terapia Cognitiva para este tratamento. Quem nunca ouviu falar de uma pessoa que subitamente começou a passar mal, com palpitações, taquicardia, tremores, sudorese e que pediu socorro afirmando que estava tendo um ataque cardíaco e com a certeza de que estava morrendo. No entanto, quando ela chega ao pronto socorro é examinada e o médico afirma que está tudo bem, que não há problema algum. O primeiro pensamento dessa pessoa é que esse profissional não é competente ou que não está levando a sério sua queixa, apesar de os sintomas terem passado. Logo inicia-se uma peregrinação por várias especialidades médicas, a fim de descobrir qual doença ela tem, já que o medo de morrer e de sentir novamente aqueles sintomas continua a atormentar.
Aplicação da terapia cognitiva na depressão: análise de caso clínico
* Ana Carolina Diethelm Kley
O objetivo do tratamento em terapia cognitiva no caso dos transtornos afetivos, grupo que engloba a depressão, é desenvolver dois pilares, a reestruturação cognitiva e a resolução de problemas, processo que será visualizado nesta monografia.
Terapia Cognitiva e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: Um diálogo com o educador
* Aline Gerbasi Balestra
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é reconhecido como um dos transtornos mais comuns da infância. Anteriormente visto como um transtorno somente da infância, nem sempre se resolve na adolescência, mas freqüentemente persiste na fase adulta. Estudos mostram que de 30% a 70% das crianças com diagnóstico de transtorno de déficit de atenção continuam a ter sintomas significativos na vida adulta. (G. Weiss e Hechtman, 1993) Por esse motivo o tratamento do transtorno na infância torna-se importantíssimo.
Compreendendo a ansiedade por uma perspectiva cognitiva
Melissa Neves Sandrin, Psicóloga
Algumas características da ansiedade são:
➜Reações físicas: palma das mãos suadas, tensão muscular, coração acelerado (taquicardia), rubor facial, tontura.
➜Estados de humor:
▪ Nervoso
▪ Ansioso
▪ Em pânico
Saúde - Colunista Sabrina Naldos
Foto: Luciano Momesso
Aprenda a ser otimista
Num enfoque da Terapia Cognitiva
Estamos terminando mais um ano, dessa forma, são inevitáveis as reflexões sobre a vida. E nos enchemos de coragem para traçar novos planos, nos quais desejamos que tudo seja diferente. O poeta já dizia que o tempo foi dividido em dias, meses e anos não apenas para que pudéssemos contá-lo, mas para que pudéssemos renovar a esperança e recomeçar. Isso faz sentido, por isso gostaria de falar um pouco sobre os “estilos de atribuição” que podem nos ajudar a sermos pessoas mais otimistas. Meu enfoque será para as crianças, já que desenvolver estilos de atribuição mais otimistas serve como fator de proteção para doenças emocionais no futuro. Mas como fazer isso?
Psicologia em Estudo
versión impresa ISSN 1413-7372
Psicol. estud. vol.14 no.2 Maringá abr./jun. 2009
doi: 10.1590/S1413-73722009000200014
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141373722009000200014&lng=es&nrm=1&tlng=pt
Revista de Psiquiatria Clínica
versão impressa ISSN 0101-6083
Rev. psiquiatr. clín. v.31 n.2 São Paulo 2004
doi: 10.1590/S0101-60832004000200001
Nosso pensamento ocorre de modo contínuo e automático, continuamos produzindo pensamentos até quando dormimos. São eles que determinam se teremos emoções e comportamentos positivos e funcionais ou negativos e disfuncionais.
Alameda Santos, 211 - Conj. 911 - Paraíso
São Paulo - SP, 01419-000
E-mail: [email protected]